top of page
  • Foto do escritorBeyondcomm

Rio de Janeiro no Metaverso!




Rio de Janeiro. A "Cidade Maravilhosa" foi anunciada com o vídeo de uma viagem do mascote da empresa, a lhama Miles, de Nova York para o Rio embalada ao som de bossa nova.


Além das cidades fictícias que já movimentam milhões de dólares e conquistam grandes marcas e celebridades como Snoop Dogg, Paris Hilton, Dolce & Gabbana e Adidas, o universo virtual também conta com uma reprodução autêntica de destinos muito conhecidos pelos internautas. Trata-se do Upland, um metaverso baseado em blockchain que reproduz a cartografia do mundo real.


A empresa começou a operar no Brasil em abril e desde então trabalha para recriar cidades brasileiras no seu mundo digital. O local foi escolhido por ter uma comunidade grande e ativa de usuários da plataforma — o Brasil é um dos maiores mercados de NFTs do mundo.

De acordo com o co-CEO do Upland, a plataforma visa disseminar o empreendedorismo virtual a partir da reprodução de cidades no metaverso. “O lema do Upland é ‘reconstruir o mundo’, e sua proposta de valor central é muito pautada na Web3: empoderar o empreendedorismo no metaverso. A visão é criar milhares, ou milhões de microempreendedores que poderão obter parte de sua receita proveniente do Upland, além de abrigar marcas e negócios tradicionais que passarão a ter novas formas de inovar dentro dessa intersecção entre o real e o digital”, afirmou Dirk Lueth, co-CEO do Upland. O termo “Web3” é utilizado para se referir ao que é considerado a nova fase da internet, que engloba a tecnologia blockchain e ativos virtuais.

Para transmitir verdadeiramente a cultura do Rio de Janeiro, o samba não poderia faltar. Por isso, a Estação Primeira de Mangueira será a primeira escola de samba brasileira a se aventurar no metaverso, estabelecendo sua quadra na plataforma. Os foliões poderão visitá-la, colecionar NFTs inspirados na história da Mangueira e aprender o samba enredo da escola para o próximo carnaval, além de negociar seus ativos digitais com outros usuários.

O vice-presidente da Estação Primeira de Mangueira, Moacyr Barreto, afirmou em comunicado que a ação visa expandir o legado da escola e a cultura que vem da comunidade. “Quanto mais pessoas tiverem acesso a beleza da Mangueira, melhor. Essa parceria com o Upland permitirá o acesso a um grande púbico internacional, que poderá visitar nossa escola e torcer pela Mangueira no próximo carnaval”.

A plataforma de metaverso ainda revelou que todos os bairros do Rio de Janeiro serão reproduzidos virtualmente. 38 deles estarão presentes já no lançamento em 26 de julho, e os bairros remanescentes serão incluídos em 1º de setembro. Outras novidades, como a tradução completa da plataforma para o Português Brasileiro foram mencionadas por Ney Netto, diretor geral do Upland.

“O Brasil é um dos países mais engajados no Upland, e a comunidade cresce em velocidade exponencial. A tradução ao português vai facilitar a experiência do usuário e abrir ainda mais possibilidades para artistas, microempreendedores e criadores em geral, para experimentar os benefícios da Web3”, afirmou.

Link: UplandRJ




Metaverso da Upland

A Upland comercializou mais de 3 milhões de NFTs para mais de 230 mil usuários, que se tornaram proprietários de terrenos virtuais. Como em um Banco Imobiliário, cada região da cidade tem locais mais caros e mais valorizados, cada qual com retornos financeiros diferentes para seus usuários.

Além das terras, a empresa planeja também lançar carros e outros bens e serviços. A ideia é que todo tipo de atividade no mundo da Upland gere dinheiro real de alguma maneira. Com um crescimento de 546% no último ano, a empresa quer trazer novidades constantes para manter seu ecossistema em alta.

O preceito básico da Upland é reconstruir o mundo de forma digital e incentivar uma espécie de empreendedorismo no metaverso. Isso porque além de ter terras, as pessoas poderão adquirir imóveis, construir estruturas e ofertar serviços, nos quais serão necessários trabalhadores reais. A companhia pretende abrigar marcas e incentivar novos negócios, com a possibilidade de inovar na plataforma.

Em breve, será realizado um evento de lançamento da cidade virtual no Rio de Janeiro, com ações sociais relacionadas à influenciadores digitais e marcas. Quem quiser conhecer, pode experimentar a plataforma no navegador ou em aplicativos para o iOS e Android.

(fonte:CanalTech,Exame)


bottom of page